O consórcio é uma forma de compra planejada, onde um grupo de pessoas contribui mensalmente para formar um fundo comum. A cada mês, um ou mais participantes são contemplados com uma carta de crédito para adquirir o bem desejado.
02
No financiamento, você paga juros altos ao banco. No consórcio, não há juros, apenas uma taxa de administração muito menor. Além disso, o consórcio promove disciplina financeira e poder de compra à vista.
03
Não! No consórcio, não é exigida entrada. Você começa a pagar as parcelas mensais e já participa dos sorteios.
04
A contemplação pode ocorrer por sorteio mensal ou por lance. Caso não seja contemplado antes, você recebe a carta de crédito até o fim do grupo.
05
Os sorteios acontecem mensalmente. Já o lance é um valor que você pode ofertar para tentar antecipar sua contemplação. Quem oferece o maior lance (dentro da disponibilidade do grupo) leva a carta naquele mês.
06
Após a contemplação e validação de documentos, a carta de crédito é liberada em poucos dias úteis, respeitando os trâmites da administradora.
07
Sim! A carta de crédito dá liberdade de escolha. Você pode adquirir carros ou imóveis novos ou usados, desde que dentro do valor contratado.
08
Não. Em vez de juros, há uma taxa de administração fixa e conhecida desde o início, o que torna o consórcio mais econômico a longo prazo.
09
Sim. O consórcio pode ser atualizado com base na valorização do bem, garantindo que sua carta de crédito mantenha o poder de compra.
10
Se você sair do grupo, seu dinheiro não é perdido. Você será reembolsado ao fim do prazo, conforme regras do contrato, com os valores pagos corrigidos.
11
Sim. O consórcio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, o que garante transparência, segurança jurídica e confiabilidade.